16.7 C
Quarteira
Sábado, Junho 6, 2026
spot_img

Pausa digital nas Escolas “Movimento menos ecrãs mais Vida”

Por:EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Agora que inicia o ano letivo o tema ganha destaque. A proibição de telemóveis nas escolas. É este o apelo do Movimento Menos Ecrãs, Mais Vida.

“Devido ao risco de assédio digital das crianças na escola e de falta de concentração, alguns países europeus estão a começar a introduzir uma proibição de utilização dos smartphones nas escolas”. 

Em França a proibição de telemóveis nas escolas secundárias foi consagrada na lei em 2018, e há muitas escolas que foram mais longe, testando uma “pausa digital” total.

Na Itália os telemóveis vão ser proibidos nas escolas primárias e secundárias. 

Na Grécia a conclusão é bem mais elucidativa: “são avassaladores os dados científicos sobre a forma como afetam o próprio processo de aprendizagem”.

Em países que nos habituamos a olhar como exemplo, como os Países Baixos, os alunos devem deixar o telefone em casa ou trancá-lo num cacifo, e a Dinamarca vai experimentar a proibição, acreditando que esta medida “melhore a saúde mental e as relações entre os alunos”.

Interessante escutar o que pensam os alunos. Uma aluna holandesa disse que  “estamos para aprender e não para olhar para o telemóvel. Acho que é uma boa ideia proibir os telemóveis”.

E como estamos no nosso país de brandos costumes? O Estatuto do Aluno e da Ética Escolar reforça que o aluno não deve “utilizar quaisquer equipamentos tecnológicos nos locais onde decorram aulas”. 

Mas é uma recomendação, ainda não há lei. “A proibição de telemóveis nas escolas, desde o ‘básico’ até ao secundário. É este o apelo do Movimento Menos Ecrãs, Mais Vida.”

Equipa - Sempre à Mão

Tem uma notícia para nós ou deseja verificar alguma informação? Envie-nos uma mensagem E-mail | redacao@sempreamaonoticias.pt | WhatsApp | +351 929 389 160

spot_img

Notícias Relacionadas

Publicidadespot_img

Ultimas Notícias