Foto Freepik
Foi no Posto Agrário de Tavira que foram plantados a maioria dos ‘Cravos de Abril’, que marcam a História de Portugal.
Os cravos são o símbolo da Revolução de 1974, que marcou o fim do Estado Novo e trouxe a democracia a Portugal, contudo, poucos sabem que Tavira está ligada a esse acontecimento. A história é agora dada a conhecer pela Associação Ecotopia Activa e pelos ‘Cidadãos pelo CEAT e Hortas Urbanas de Tavira’ no vídeo ‘Cravos de Abril’, desde a plantação até à distribuição por Lisboa e que conta com um testemunho na primeira pessoa de quem cuidou desses históricos cravos.
“Os primeiros craveiros foram para o meu estágio”, recorda a Engenheira Guilhermina Madeira, que começou a trabalhar no Centro de Experimentação Agrária em 1966, numa época em que o espaço era uma estação experimental de floricultura e horticultura. E sete anos depois, em junho de 1973 estava a fazer as plantações dos craveiros que viriam a dar os cravos de abril do ano seguinte.
E tal como há 50 anos, os cravos vermelhos voltaram a ser plantados no Centro de Experimentação Agrária, agora pela mão de voluntários e num dos talhões das hortas comunitárias, mas sempre sob o olhar atento da Eng. Guilhermina.



