O tecido empresarial de Loulé foi homenageado pelo IAPMEI e Turismo de Portugal com os estatutos de PME Excelência e PME Líder, num total de 129 empresas distinguidas — 65 com o selo Excelência e 64 como Líder — na abertura da Semana do Município.
Os setores mais representados incluem turismo, hotelaria, restauração, construção civil, imobiliário, serviços e saúde. Estas distinções visam reconhecer o desempenho superior e a solidez financeira das PME, proporcionando-lhes vantagens no acesso a financiamento, prestígio e oportunidades de negócio. O selo PME Líder facilita relações com fornecedores, clientes e banca, enquanto o PME Excelência é ainda mais seletivo, atribuído às Líder com melhores resultados económicos e estratégias de inovação, permitindo acesso a plataformas de promoção nacional e internacional.
Durante a cerimónia, o vice-presidente do IAPMEI, Nuno Gonçalves, alertou para os desafios geopolíticos atuais e sublinhou a importância de manter contas sólidas e reforçar o balanço financeiro. Destacou ainda a necessidade crescente de sustentabilidade no setor, não só como exigência ética, mas como critério de competitividade, através de certificações ambientais.
Gonçalves realçou também a relevância da inovação, digitalização e internacionalização, frisando que até microempresas podem expandir-se via comércio digital. Estas áreas são prioritárias no âmbito dos incentivos do Portugal 2030.
O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, destacou o trabalho da autarquia em garantir condições favoráveis à economia local, com iniciativas como o programa Green Key e os Bairros Digitais em Quarteira e Loulé, cada um com investimento de 1 milhão de euros. Sublinhou ainda a digitalização do interior, praticamente concluída, como nova oportunidade para atrair turismo de base local e impulsionar economias de pequena escala.
Por fim, reforçou a importância da imigração para o funcionamento e crescimento económico, apelando à criação de condições de vida dignas para os imigrantes, considerados recursos fundamentais para o país.



