Foto AP
Alunos e professores da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, participaram em Zagreb na Croácia, entre os dias 11 e 16 de fevereiro na 5ª mobilidade do Projeto Erasmus+ ” Literacia mediática e da informação: Aprender a pensar criticamente”.
Com a participação de escolas de Zagreb (Croácia) Reykjanesbær (Islândia), Istambul (Turquia), Gela (Itália) e Baldones (Letónia), o projeto aborda o tema dos “Valores comuns, empenhamento cívico e participação” através de seminários e tópicos como os direitos humanos, a liberdade de expressão, o sensacionalismo e a manipulação, a publicidade, cidadania, discurso democrático, media e estereótipos, propaganda e democracia, e apresentação e consumismo.
O uso da Inteligência Artificial (IA) nos processos educativos, as suas vantagens e desvantagens assim como os aspetos éticos relacionados com a sua utilização, têm sido discutidos por professores e alunos dos diferentes países
Para além de promover a literacia mediática e da informação, a aprendizagem ao longo da vida e a cidadania ativa, o projeto apoia e promove as competências interculturais e sociais, o pensamento crítico e a tomada de decisões responsáveis, que são importantes para uma cidadania ativa, regista nota do estabelecimento de ensino.
Ao longo do projeto foram criados vários “Cenários de Aprendizagem” (atividades para serem implementadas em sala de aula, cruzando estas temáticas com o currículo das diferentes disciplinas) e será criado um curso online (MOOC) para formação de professores.
Nesta visita alunos e professores participaram em seminários como “Como é fácil criar notícias falsas utilizando a IA”; Como iniciar um trabalho escolar utilizando IA” “Como filmar e editar pequenos vídeos noticiosos e podcasts” ou “Como participar em ambientes de aprendizagem cooperativa utilizando ferramentas Web e IA”.
Na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade de Zagreb, o grupo participou numa palestra sobre as potencialidades e possíveis futuros da aplicação da Inteligência Artificial assim como nas implicações éticas do seu uso e de como pode ser uma ferramenta que mudará a forma como a sociedade se vai organizar, descreve a mesma publicação.
Os grupos também visitaram o Museu de Tecnologia Nikola Tesla, a Biblioteca Nacional da Croácia e a televisão pública Croata.
Algarve Primeiro